Continuando a ultima parte, vamos a seguinte situação.
No programa da sorveteria que fizemos, nós atribuimos valores para a quantidade e o valor de cada sorvete. Porém, e se o usuário quisesse indicar esses valores e o programador não o soubesse? Isso seria um problema, porém, vamos conhecer a função que efetua a leitura de valores através do teclado.
Essa função é a função scanf.
suponhamos que tenhamos criado a variável a. como nesse ex:
int a;
e agora o usuário (e não o programador) queira atribuir um valor a essa variavel "a".
Para fazermos isso, utilizaremos a função scanf que funciona desse modo:
scanf("%d",&a);
obs importante: para usuários windows, quando utilizarem a função scanf, não importa o número de vezes que usarem, coloquem 2 getchar(); ao invés de apenas 1, como estavamos fazendo.
você deve estar se perguntando, mas o que é %d?
%d indica que estamos querendo ler um número Decimal, como o próprio "d" já diz.
Após isso, fechamos as aspas e colocamos um virgula e agora, indicaremos que a variável que receberá esse valor lido do teclado, é a variavel "a".
Para isso escrevemos &a indicando que o valor lido do teclado, irá ser armazenado no endereço (por isso o uso do &) de onde a variável "a" se localiza.
de modo análogo, se quisessemos ler um número real do teclado, utilizariamos %f que indica número de ponto flutuante. como no ex:
float b;
scanf("%f",&b);
Ou seja, caso quisessemos ler 5 números inteiros, fariamos:
int a;
int b;
int c;
int d;
int e;
scanf("%d",&a);
scanf("%d",&b);
scanf("%d",&c);
scanf("%d",&d);
scanf("%d",&e);
certo? simm, certo, porém, a funçao scanf tem alguns truques para facilitar a nossa vida.
ao invés de 5 scanfs. poderiamos utilizar:
scanf("%d %d %d %d %d",&a,&b,&c,&d,&e);
Isso faria a leitura de 5 números inteiros do teclado.
Outro macete que podemos utilizar é ao invés de escrevemos:
int a;
int b;
int c;
e assim por diante..
escrevermos:
int a,b,c;
isso concerteza diminuirá o número de linhas do seu código e até pode facilitar o entendimento.
Agora, como imprimir o valor dessas variáveis na tela?
Para isso, utilizaremos a nossa conhecida função printf.
Similar a função scanf, podemos escrever:
printf("%d", a);
veja que, a única diferença é que não utilizamos o &, como na função scanf.
Como na função scanf, podemos escrever:
printf("%d %d %d %d %d",a,b,c,d,e);
isso imprimirá o valor das variaveis a,b,c,d,e na tela.
Além disso, você pode normalmente continuar escrevendo textos na função printf, como no exemplo:
printf("variavel a=%d variavel b=%d variavel c=%d variavel d=%d variavel e=%d",a,b,c,d,e);
Após o entendimento total dos métodos de leitura e escrita, acredito que já consigam criar programinhas para solucionarem algum tipo de problema.
Agora, tente por criar um programinha que resolva o seguinte problema:
1) Faça um programa que leia 3 números inteiros e calculo a multiplicacao deles.
2) Resolva o problema do sorvete proposto no tutorial passado de forma que a quantidade e o valor de cada sorvete seja dado pelo usuário.
até mais.
sábado, 30 de janeiro de 2010
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