sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Variáveis

Supondo que temos a seguinte operação:

c=a+b+10

dado que a=5 e b=5.

simples, certo? a conta ficaria:

c=5+5+10
c=20

Pois é bem assim que a coisa funciona em programação.
Como na matemática, podemos criar variáveis que armazenam valores e podem efetuar determinado cálculo para nós.
Apenas uma diferença:

c=a*b;

No dia-a-dia, geralmente utilizamos o ponto para denotarmos multiplicação, porém, em programação, utilizamos o símbolo *

c=a/b;

indica divisao.

c=a+b;

indica soma.

c=a-b;

indica subtração.


Por ora, vamos conversar sobre alguns tipos de variáveis.

Variáveis do tipo int:

Variáveis do tipo int, como o próprio nome já diz, são utilizadas para armazenar valores do tipo inteiro.

como por exemplo:

int a= 5;

nessa declaração, estamos atribuindo a variável "a", o valor 5.
Simples, não?
Agora você poderia estar se perguntando, o que aconteceria se eu colocasse:

int a=5.5;

Antes de eu dizer, só um pequeno detalhe, na computação, quando estamos escrevendo números "quebrados", ao invés da vírgula que estamos acostumados a utilizar no dia-a-dia , utilizamos o ponto. ex: ao invés de escrevermos 5,5 .. escrevemos 5.5

continuando..

o que aconteceria se colocassemos:
int a=5.5;

bom, nesse caso, a própria linguagem C, o número seria truncado, ou seja, a parte fracionaria seria jogada fora, no caso, 0.5 seria ignorado e o variável "a" assumiria o valor 5.

resumindo..
int a=5.5;

acarretaria na mesma declaração que
int a=5;

pois a parte quebrada do número no primeiro caso seria ignorada.

Variáveis do tipo float:

As variáveis do tipo float, conhecidas como variáveis de ponto flutuante, nada mais é que as variáveis que armazenam números reais.
ou seja, se quisessemos armazenar o 5.5, usariamos uma variável do tipo float. ex:

float a= 5.5;
float b= 10.333;


Vamos a um breve treinamento:

Suponha que Alice, tenha uma sorveteria e cada sorvete com 1 bola custe R$1.00 real e sorvetes com 2 bolas custem R$1,50.
Pedro, que gosta muito de sorvete, foi até a sorveteria e comprou 5 sorvetes com 1 bola e 3 sorvetes com 2 bolas. Quanto Pedro gastou?

Olhando para os dados, podemos facilmente determinar de "cabeça" quanto Pedro gastou, porém, vamos fazer um código em C para resolver esse problema.

Porém, antes de resolvermos, vamos aprender uma coisinha:

Geralmente, criamos códigos com centanas de milhares de linhas e para não nos perdermos no código ou para facilitarmos o compreendimento do código por outra pessoa, nós utilizamos os famosos comentários.
Um comentários se inicializa por /* e se finaliza por */
Vamos a um exemplo para ficar mais claro:

#include<stdio.h>

int main(void){

/* Esse é um código na linguagem C */

printf("Código com comentarios\n");

getchar();
return 0;
}

Se vocês tentarem executar esse código, perceberam que o que está escrito dentro de /* */ foi ignorado pelo seu programa e apenas a linha "Codigo com comentarios" foi impressa.
Ou seja, podemos utilizar esses comentários para descrevermos o que estamos fazendo em uma determinada parte do código.

Mas bom, voltando ao problema da sorveteria, vamos solucioná-lo.

#include<stdio.h>

int main(void){

int umabola=1; /* Preço do sorvete de uma bola */
float duasbolas=1.5; /* Preço do sorvete de duas bolas. */

/*Veja que utilizamos uma variável do tipo int e outra do tipo float, pois o preço do sorvete de 1 bola era um numero inteiro.. e o de duas bolas era um número real. */

int quantidadeumabola= 5; /* Quantidade comprada do sorvete de uma bola */
int quantidadeduasbolas= 3; /*Quantidade comprada do sorvete de duas bolas */
float precototal; /*variavel criada para armazenar o preco total pago por Pedro */

/* Veja que não inizializamos a variavel precototal, pois ainda não sabemos o preço que Pedro gastou.. Agora.. Como fariamos em matemática, escrevemos: */

precototal= quantidadeumabola*umabola + quantidadeduasbolas*duasbolas;

/* Simples, não? Multiplicamos a quantidade de sorvetes de uma bola pelo preço do sorvete de uma bola e somamos com a quantidade de sorvetes de duas bolas multiplicada com o preço do sorvete de duas bolas */

/*Após esse calculo, o valor 9.5 (que é o preco que Pedro pagou) foi armazenado na variavel precototal */

getchar();
return 0;
}

Agora você deve estar se perguntando.. "Mas como eu faço pra imprimir esse valor na tela?"

No próximo mini tutorial estarei demonstrando como se realizamos a escrita e a leitura de valores na tela.

até mais.

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